Blog

Voltar

5 Dicas para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez

03 de Novembro - 2020

5 Dicas para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez

Está em busca do seu primeiro imóvel?

Seja para estudar, ter a própria independência, iniciar a vida a dois, na hora de alugar um imóvel, é preciso estar atento a algumas questões como a estrutura, localização, mobília, infraestrutura do bairro e muitas outras para evitar problemas no futuro. Afinal, o local escolhido será o local que você irá passar muitos momentos da sua vida.

Para escolher o imóvel certo, é preciso ficar atento a essas questões:

1) Pesquise bastante

Não tenha pressa na sua busca e preste bastante atenção nesse processo. Analise bem as informações apresentadas e  compare com o que você procura no imóvel ideal. Alugar um imóvel não deve ser uma decisão tomada no impulso. Ela deve ser tomada com cautela e paciência. Encontrar o imóvel que você idealiza e que atenda suas necessidades

 

2) Coloque tudo na conta

Os gastos com um imóvel não se resumem apenas ao aluguel, existem outras despesas que devem ser consideradas também. Por isso, na hora de analisar suas opções leve em cota todas as despesas para ter a noção real do custo-benefício. Leve em conta despesas diretas e indiretamente ligadas ao imóvel como, por exemplo, aluguel, condomínio, IPTU, gastos com deslocamento. Ao colocar tudo na conta você evita surpresas.

 

3) Faça uma vistoria

Antes de fechar o contrato, você tem o direito de realizar uma vistoria no imóvel. A vistoria tem por objetivo identificar questões como itens quebrados, falhas, mau estado de conservação etc.

 

4) Sempre solicite o contrato

Um contrato é a garantia legal de que está sedo realizado um acordo entre as duas partes. É por meio dele que, caso alguma regra não seja cumprida, as partes podem ter amparo legal. O contrato precisa ter, de forma bem clara, informações sobre o aluguel, taxas, duração do contrato, o que será responsabilidade do inquilino e do locador. Além disso, deve estabelecer as penalidades pelo descumprimento de qualquer cláusula.

 

5) Fique de olho nos valores

Por lei, o aluguel só poderá ser reajustado anualmente para corrigir a inflação. Por isso, fique de olho em reajustes sem motivos legais.

 

Para ter certeza de que você vai encontrar o imóvel perfeito, você pode contar com a Imobiliária Nichele, há mais de 50 anos no mercado imobiliário. Conte com a gente para ajudar na sua busca, tirar dúvidas e muito mais! Estamos à disposição!