Blog

Voltar

Você sabia que o momento perfeito para investir em imóveis é agora?

21 de Agosto - 2020

Você sabia que o momento perfeito para investir em imóveis é agora?

Sabe por quê? O mercado imobiliário é muitas vezes definido como um investimento seguro e rentável. Isso se deve ao fato de que todos precisam de um local para morar e para trabalhar.

Para quase todas as nossas atividades, precisamos ir até um imóvel como, por exemplo, o mercado, banco, academia. Percebe? Sempre existe a necessidade e a busca por imóveis, mesmo durante crises.

Portanto, uma das grandes vantagens de investir em imóveis se deve a esse mercado nunca deixar de existir ou estagnar por longos períodos. 

E por que agora é o momento certo? Porque os juros estão em queda histórica no Brasil, isso se deve principalmente pela taxa Selic, taxa básica de juros da economia do País. 

No dia 5 de agosto, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), baixou a taxa de 2,25% para 2% ao ano. Esse é o menor valor na história da Selic! Com base nela, todas as demais taxas são influenciadas. Tanto as taxas de empréstimos e financiamento, quanto de aplicações financeiras.

Segundo o manual de investimentos imobiliários da Research Levante, que produz relatórios sobre onde investir, existem diversas vantagens de investir em imóveis. O investimento imobiliário historicamente tem se mostrado como seguro, rentável e um dos tipos de investimentos mais tradicionais.

Pois quem investe neste mercado lucra tanto com a renda do aluguel, quanto com a valorização do imóvel. Quando um imóvel se valoriza, o preço do aluguel também sobe. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, quem decidiu investir em aplicações financeiras, obteve rendimento de 9,8% ao ano. Por outro lado, quem decidiu investir em um imóvel há 10 anos, ganhou 15,3% ao ano. Levando em consideração a valorização e renda do aluguel.

Quando você adquire um imóvel à vista, é possível negociar um desconto. Dessa forma, aumenta o seu lucro quando for revender ou alugar.  Por sinal, alugar um imóvel é uma forma excelente de renda, afinal, muitas pessoas ainda não estão preparadas para comprar um imóvel ou não possuem condições financeiras, partindo para procura do aluguel.

De acordo com estatísticas do IBGE, há um déficit habitacional de 5,5 milhões de residências no Brasil. Ou seja, existe uma demanda muito grande por imóveis a qual o mercado não consegue atender totalmente.

Em decorrência disso, os imóveis já existentes passam por uma valorização.
Além disso, ao alugar um imóvel, você está protegido da inflação, pois os contratos de aluguel são reajustados pelo Índice Geral Preço de Mercado (IGP-M). Dessa forma, a cada ano, o valor pago pelo inquilino também terá seu reajuste, aumentando sua rentabilidade.


Percebe agora como o imóvel é uma moeda forte e rentável a médio e a longo prazo? Não deixe esse período afetar seus planos e negócios, entre em contato com um de nossos corretores.